CAPÍTULO I
Com o crescimento desordenado das cidades, o grande celeiro de craques que eram as próprias brincadeiras com bola nas ruas e nos campinhos de futebol ficou quase que extintas, passando então a serem as escolinhas de futebol as responsáveis pelo desenvolvimento de habilidades básicas para a pratica do futebol e como forma de aprimoramento técnico do futebol surgiu o método analítico, em que o professor parte dos fundamentos, como partes isoladas, e somente após o domínio de cada um dos fundamentos o jogo propriamente dito é desenvolvido. Muitos professores ou treinadores de futebol, utilizam-se do método analítico ou parcial para ensinar as habilidades especificas do futebol aos seus alunos, no entanto na literatura especifica existem poucos relatos explicando se este método melhora com eficácia ou não estas habilidades, principalmente em estudos envolvendo crianças brasileiras. Com isto o presente estudo teve como objetivo principal investigar se o treinamento das habilidades mais básicas do futebol são realmente melhoradas com o treinamento a partir deste método. O presente estudo foi realizado com alunos de 8 a 15 anos praticantes de futebol em uma escolinha na Cidade de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro.
EXERCÍCIOS TÉCNICOOS DE FUNDAMENTOSPARA O " CABECEIO " !
CAPÍTULO II
A amostra foi composta por 61 atletas. Na realização do estudo, os alunos foram submetidosm pré-teste para saber qual o nível técnico dos atletas naquele momento. Após este teste os alunos-atletas foram submetidos a treinamentos sistematizados por meio de exercícios técnicos de metodologia analítica, e após os treinos estes atletas foram submetidos à um reteste. A analisar os resultado, no teste de passe houve uma diminuição dos alunos classificados como ruins, e um aumento na classificação dos regulares. Na avaliação do domínio ocorreu uma diminuição do percentual de alunos classificados com ruim, e um aumento dos alunos designados regulares. No teste de chute os alunos da classificação ruim, manteve-se o percentual de alunos nesta classificação, na classificação regular houve uma diminuição dos alunos e já na classificação de bom ocorreu um aumento no percentual de atletas. Na avaliação da condução de bola houve diminuição do percentual de alunos na classificação ruim, bem como também na classificação regular. E conseqüentemente ocorreu uma significativa evolução da porcentagem de alunos na classificação bom. Com a presente análise podemos concluir que o trabalho para desenvolvimento técnico, através de exercícios analíticos, foi positivo no sentido que deu suporte para alguns atletas melhorarem motoramente e poderem realizar gestos técnicos do futebol de campo. Sobretudo o trabalho de metodologia analítica pode ser designado positivo no sentido de que na maioria dos testes realizados o índice de alunos classificados como ruins abaixou, o que nos permite concluir que estes ao menos assimilaram motoramente os fundamentos básicos do futebol de campo.
Pesquisa feita na internete !

Nenhum comentário:
Postar um comentário